A linguagem da narração

A linguagem da narração: algumas características essenciais desse tipo de texto podem ser vistas também aqui.

• Predomínio de Verbos de Ação

Enquanto a descrição se concentra no objeto, a matéria da narração é o fato, o acontecimento, razão pela qual predominam os verbos de ação, em geral no pretérito perfeito do indicativo, nesse tipo de texto.



• Presença de Elementos Descritivos

Os elementos descritivos costumam estar presentes na narração, caracterizando seu processo narrativo, seus personagens, suas marcações de tempo, de espaço etc. A funcionalidade desses elementos no contexto narrativo decorre dos detalhes com os quais contribuem para tornar o texto mais expressivo, mais cheio de vitalidade e de significação.

Exemplo:

Caso de Secretária: frases narrativas + elementos descritivos

Perceba que no texto Caso de Secretária, cada parágrafo se inicia com uma frase narrativa, responsável pelo ritmo da história, sendo em seu interior enriquecido por elementos descritivos, que nos mostram fundamentalmente os sentimentos e pensamentos do personagem principal, em relação à família e também, crescentemente, à secretária.

1o parágrafo

Frase narrativa: Foi trombudo para o escritório. Elementos descritivos:

Era dia de seu aniversário, e a esposa nem sequer o abraçara, não fizera a mínima alusão à data. As crianças também tinham se esquecido. Então era assim que a família o tratava? Ele que vivia para os seus, que se arrebentava de trabalhar, não merecer um beijo, uma palavra ao menos!

2° parágrafo

Frase narrativa:

Mas, no escritório, havia flores à sua espera, sobre a mesa. Havia o sorriso e o abraço da secretária, que poderia muito bem ter ignorado o aniversário, e entretanto o lembrara.

Elementos descritivos:

Era mais do que uma auxiliar, atenta, experimentada e eficiente, pé-de-boi da firma, como até então a considerara; era um coração amigo.
3o parágrafo

Frase narrativa:

Passada a surpresa, sentiu-se ainda mais borocochô.

Elementos descritivos:

o carinho da secretária não curava, abria mais a ferida. Pois então uma estranha se lembrava dele com tais requintes e a mulher e os filhos, nada? Baixou a cabeça, ficou rodando o lápis entre os dedos, sem gosto para viver.

4o parágrafo

Frase narrativa:

Durante o dia, a secretária redobrou de atenções.

Elementos descritivos:

Parecia querer consolá-lo, como se medisse toda a sua solidão moral, o seu abandono. Sorria, tinha palavras amáveis, e o ditado da correspondência foi entremeado de suaves brincadeiras da parte dela.
Etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário